O objeto de estudo é a Aleia dos Gênios da Humanidade (AGH), monumento do
Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC). A delimitação sobre esse lugar
recai sobre o enfoque proposto dele se constituir em um caminho holomnemônico. Assim, o objetivo geral é investigar a Aleia dos Gênios da Humanidade no seu potencial
holomnemônico, trazendo contribuições aos cognopolitas ao momento presente, ao
acesso de informações do passado e fonte de conhecimento futuro. Foi utilizada a pesquisa bibliográfica e o método da autopesquisa da Conscienciologia na sistematização desse texto. Concluiu-se que a Aleia dos Gênios da Humanidade, vista pelo enfoque holomnemônico, traz no mínimo, 3 possibilidades de entendimento: como indício de identidade da comunidade conscienciológica (no momento presente), técnica de auto pesquisa seriexológica de campo (na busca do passado) e elemento fixador holomnemônico grupal (em facilitação de futuras retrocognições).
O presente artigo objetiva investigar o sinergismo entre o parassociograma e as atividades regulares da tenepes. O problema de pesquisa desencadeador pode ser sintetizado na seguinte questão: como o parassociograma pode qualificar as práticas da tenepes? A relevância desse estudo encontra-se na proposta de auxiliar, não só a qualificação tenepessológica dos intermissivistas, como também ajudar aos tenepessistas no processo da Preintermissiologia. A metodologia empregada foi a pesquisa bibliográfica nos temas da tenepes e do sociograma e a vivência da autora com ambos os assuntos. O estudo está dividido em três partes: 1) Tenepes e sua raiz na amizade raríssima; 2) Do sociograma ao parassocio grama; 3) Sinergismo parassociograma-tenepes. Conclui que o parassociograma é uma importante técnica de qualificação tenepessológica, pois possibilita o aumento do perímetro dos trabalhos tenepessológicos e a vivência de um percentual da Autoevoluciologia Prática.
Conscientia Cristiane Ferraro Vol 17, N. 3 - 2013 (2013-07)
O artigo aborda o Enciclopedismo Conscienciológico, expressão proposta para retratar o conjunto de orientações gerais de produção da Enciclopédia da Conscienciologia, de Waldo Vieira. Discorre sobre os benefícios do voluntariado e do verbetorado nesse megaempreendimento e infere sobre os efeitos da participação em rede interassistencial mentalsomática no gruporrevezamento multiexistencial. Fundamenta-se na experiência de voluntariado das autoras. Destaca-se o papel dessa oportunidade enciclopédica na evolução pessoal e grupal.
O presente artigo trata do histórico da tenepes. Fundamentou-se em pesquisa 46 anos de divulgação pública da técnica e 17 anos desde o lançamento do livro Manual da Tenepes, concretiza-se o I Congresso Internacional de Tenepessologia & V Encontro de Tenepessistas da CCCI. O texto trata da cronologia de fatos e parafatos tenepessológicos pré-históricos, antes da proposição pública da tenepes, em 1966, e contemporâneos, pós-1966.
O presente artigo trata da trajetória invexológica pessoal. Fundamentou-se na experiência da autora e na análise de documentos autobiográficos. Tal estudo justifica-se, pois, neste ano (2012), completam-se 20 anos da fundação do primeiro Grinvex, no Rio de Janeiro (fevereiro de 1992), onde esta autora esteve presente. O texto trata do inventário de fatos e traços conscienciais ao longo do desenvolvimento da técnica da invéxis, procurando indicar os aportes e retribuições proexológicas pessoais.
O objetivo geral do artigo é contribuir com o desenvolvimento da especialidade Tenepessografia, subcampo científico da Tenepessologia. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica referente à tenepes, buscando fontes, tais como: artigos científicos, artigos em mídia impressa, livros, DVDs e pesquisa em banco de dados eletrônicos de livros conscienciológicos (Bibliomática do Holociclo). Também foi utilizado o diário tenepessológico da autora como fonte inspiradora para elaboração deste artigo. Foi proposta taxologia para análise do diário tenepessológico pessoal, além de histórico dos eventos tenepessológicos realizados no CEAEC. Constatou-se a importância do Fórum da Tenepes como agente fomentador de artigos sobre o tema; a necessidade do incremento da divulgação na mídia impressa, assim como a necessidade de publicação de novos livros sobre essa técnica interassistencial; e o papel social das revistas, Conscientia e do Journal of Conscientiology como veículos de publicação dos artigos científicos sobre a tenepes.
O presente artigo trata da história da aplicação da técnica da invéxis. Foi utilizada a experiência pessoal da autora e a análise documental de atas, folders, anuários, jornais e relatórios para fundamentar os dados históricos invexológicos grupais. Os principais resultados conscienciais dos grinvexes (grupo de inversores existenciais) foram eventos (simpósios, congressos e outros), publicações (seriado, jornal), a instituição conscienciocêntrica chamada ASSINVÉXIS e recentemente o Campus de Invexologia.