Atendendo o princípio basilar da interassistencialidade, este artigo busca esclarecer a potencialidade energoparapsíquica, recuperação de cons e o alcance de maior evolutividade pessoal com a vivência do sinergismo dinâmica parapsíquica–tenepes. Para este fim, embasado nos estudos da Conscienciologia, o autor procura inicialmente esclarecer por que a interação entre estas atividades é considerada sinérgica, para depois apresentar o estudo da experiência pessoal. A metodologia utilizada na realização da pesquisa está fundamentada no estudo da bibliografia específica dos temas: dinâmica parapsíquica e tenepes; análises das vivências registradas e avaliação da automanifestação e das interassistências produzidas, consolidando a teática e apresentação da auto e heteropesquisa. Dessa forma, o autor conclui que a ação sinérgica dessas atividades cosmoéticas pode impulsionar a autoevolução e qualifica a interassistencialidade multidimensional.
O artigo apresenta as reflexões do autor acerca do estágio de implantação das práticas da tarefa energética pessoal (tenepes), com o objetivo de auxiliar os candidatos
automotivados a empreender esse neodesafio evolutivo para o resto da vida intrafísica. A metodologia aplicada foi a análise do registro das vivências dos primeiros tempos de prática da tenepes, publicadas pelo autor em verbete da Enciclopédia da Conscienciologia, aqui revistas e ampliadas.