Atendendo o princípio basilar da interassistencialidade, este artigo busca esclarecer a potencialidade energoparapsíquica, recuperação de cons e o alcance de maior evolutividade pessoal com a vivência do sinergismo dinâmica parapsíquica–tenepes. Para este fim, embasado nos estudos da Conscienciologia, o autor procura inicialmente esclarecer por que a interação entre estas atividades é considerada sinérgica, para depois apresentar o estudo da experiência pessoal. A metodologia utilizada na realização da pesquisa está fundamentada no estudo da bibliografia específica dos temas: dinâmica parapsíquica e tenepes; análises das vivências registradas e avaliação da automanifestação e das interassistências produzidas, consolidando a teática e apresentação da auto e heteropesquisa. Dessa forma, o autor conclui que a ação sinérgica dessas atividades cosmoéticas pode impulsionar a autoevolução e qualifica a interassistencialidade multidimensional.
O presente trabalho apresenta aspectos levantados pelos autores sobre a reurbanização extrafísica na África e Europa. Na pesquisa foi aplicada a metodologia autoexperimental por meio das parapercepções obtidas durante as sessões de tenepes. Também foram coletadas informações externas a respeito da história passada e recente dos países pesquisados – Alemanha e Angola – visando consolidar as informações obtidas na prática da tenepes. O cruzamento das informações e parapercepções entre os autores permitiu a ampliação da visão sobre a reurbanização extrafísica. Entre os resultados observados, pode-se destacar a assistência diferenciada a consciexes bélicas, a melhoria de certos aspectos do holopensene dos dois países e a aceleração do aperfeiçoamento de atributos intraconscienciais dos autores.
Este trabalho aborda a importância do voluntariado no desenvolvimento do parapsiquismo. A partir das vivências e autopesquisas pretende-se expor a catálise do desenvolvimento do parapsiquismo assistencial lúcido das autoras, conjugado com o trabalho voluntário, especialmente em monitorias, e da pesquisa dos fenômenos parapsíquicos vivenciados.