Este trabalho discute a interação autocientificidade-autovivência aplicada à grupalidade. Diferencia autoconhecimento de autopesquisa, ressaltando a importância de maior cientificidade nas autovivências. A partir do desenvolvimento dos principais atributos presentes na tridotação consciencial (intelectualidade-parapsiquismo-comunicabilidade), são propostas questões para autoavaliação conscienciométrica visando à qualificação da autocientificidade. As interações grupais proporcionam espelhamento
consciencial, exigindo autocrítica e reciclagens intraconscienciais para elevar a maturidade consciencial pessoal e grupal refletindo na cientificidade de seus integrantes. Conclui considerando a tridotação consciencial a principal ferramenta para melhora mentalsomática e da autocientificidade.
Conscientia Ana Seno, Lia Tedesco Vol. 24, N. 2 (2020) (2020-04)
Publicações sobre Conscienciologia tais como livros, artigos e verbetes crescem diariamente. O objetivo deste artigo é apresentar um método para revisar extensivamente o material disponível sobre o tema em pesquisa no Holoserver da Conscienciologia (ambiente virtual). Período: Desde o ano 1981 até novembro 2018. Coleta de da dos: a palavra-chave “saúde” orientou a busca na Bibliomática (consulta a conteúdo de livros) do Holoserver. Análise: os extratos foram categorizados utilizando como auxílio o sofware MaxQDA (2019). Resultados: 32 referências geraram 3.182 extratos e 833 códigos organizados em 5 categorias: conceito, modelo, práticas, autocuidado e auto pesquisa. Foram descritas 79 técnicas e práticas de autocuidado e 50 questionamentos para fomentar a autopesquisa em relação à saúde consciencial. A leitura extensiva sobre um tema específico ajuda no desenvolvimento do mentalsoma e na composição de neoideias. Todos os pesquisadores podem se beneficiar com o desenvolvimento de uma revisão extensiva sobre qualquer tema.