O objetivo deste artigo é abordar sobre a necessidade identificada pelas autoras quanto ao desenvolvimento da intercomunicabilidade lúcida para aprimorar as inter-relações dos voluntários que compõem o grupo Evolucin-SP. Os dados elencados correspondem ao período de janeiro de 2014 a março de 2015. A metodologia utilizada foi a partir da coleta de informações dos fatos ocorridos, aplicação de técnicas de autopesquisas e realização de pesquisas bibliográficas sobre o tema. Conclui-se pela importância de eliminar maus hábitos da comunicação e manter lucidez nas interações conscienciais, para obter a intercomunicação assertiva e possibilitar a auto e heteroassistência
no voluntariado.
Conscientia Olga Akiko Tanaka, Marisa Novaes de Souza, Geni Merli Nunes, Miryan Akemi Ishikawa, Fátima Aparecida Agostinho Vol 22 - N. 3 - 2018 (2018-07)
O objetivo principal da pesquisa de que trata este artigo foi analisar as parapercepções dos pesquisadores-participantes da Dinâmica Interassistencial da Paracirurgia (DIP), as coincidências entre parapercepções e a correlação com os pedidos de paracirurgia. O método foi o da objetivação, a partir de recursos de pesquisa quantitativa e qualitativa. O local de estudo foi o município de São Paulo que oferece a DIP desde 2016. A coleta e análise de dados foi entre maio, 2016 e outubro, 2017, por meio da triangulação a partir de instrumentos específicos. Resultados: Foram analisados 17 eventos da DIP, com uma média de 28 participantes. A técnica da objetivação permitiu classificar as parapercepções e relacioná-las entre si e com os pedidos realizados no site.
O método foi eficiente para organizar e analisar os dados da DIP, todavia a categorização das parapercepções poderia auxiliar esse processo. Conjugar assistência e pesquisa é um desafio da ciência atual e a cosmoética é o caminho para essa realização.
Conscientia Mariana Cabral Schveitzer, Regina Maria Krupka, Olga Akiko Tanaka Vol 22 - N. 2 - 2018 (2018-04)