O presente artigo aborda traços culturais representativos da mentalidade japonesa
com objetivo de contribuir com a identificação de afinidades pessoais indicativas de retrovidas no Japão. Foram analisados dois traços próprios da forma de comunicação nipônica, e apresentados aspectos subjacentes aos comportamentos, bem como contrapontos com outras interpretações e abordagens para os traços avaliados. A partir da análise de traços culturais pode-se conhecer a forma de pensar de um grupo de consciências e, consequentemente, ampliar as possibilidades de assistência de e para esses grupos.
O artigo explicita a análise qualiquantitativa dos dados extraídos dos eventos tenepessológicos, incluindo Imersão, Encontro, Fórum e Congresso, realizados anualmente no período de 2004 a 2013. O objetivo é fornecer uma visão quantitativa e qualitativa, por meio da apresentação e discussão de dados do evento em número de
participantes e de trabalhos apresentados e compreensão da técnica da tenepes. Fundamentou-se em pesquisa bibliográfica, na consulta a bases de dados do sistema de
gestão CEAECNet, do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC) e na
experiência e anotações pessoais dos autores em diferentes funções e edições dos
eventos. A partir das informações obtidas e análises realizadas, foi possível identificar
o amadurecimento do evento e a evolução das temáticas abordados pelos pesquisadores em seus trabalhos. Além de resultados positivos observados no evento, também são citados ganhos pessoais evolutivos hauridos da participação contínua, no exercício de diferentes funções, em edições seriadas do evento.
O presente artigo apresenta a experiência do autor em seus esforços de compreensão teática da tenepes e de desenvolvimento pessoal em favor do aprimoramento de sua aplicação. Os argumentos e conclusões apresentadas aqui baseiam-se em anotações pessoais, no estudo de temas e textos correlatos, e nas observações de ocorrências relacionadas à prática, sejam elas anteriores - denotando um contexto multidimensional específico -, concomitantes ou posteriores - desdobramentos, desfechos, conclusões - à sessão diária. As ideias propostas no texto têm por objetivo suscitar o debate útil, de modo a permitir a correção de distorções quanto à interpretação dos fatos, e contribuir com o desenvolvimento de técnicas de aferição capazes de favorecer o desenvolvimento do tenepessista interessado e da própria tenepes na qualidade de técnica evolutiva relevante e desafiadora. Trata-se de pesquisa inicial, cuja coleta de dados foi elaborada não de maneira sistemática e planificada, senão selecionada a partir de experiências consideradas mais significativas. Os argumentos que justificam a eleição dos aspectos tratados são apresentados na introdução, e detalhados ao longo do texto.
Este relato tem por objetivo registrar e divulgar ações institucionais desenvolvidas pela equipe do Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia em Buenos Aires concernentes à tenepes e à assistencialidade multidimensional, estabelecendo relações com a experiência pessoal. Aumentar o nível de qualidade e profissionalismo da assistência prestada nesta cidade foi o principal objetivo norteador de tais ações, descritas sucintamente ao longo do texto. A tenepes é, no caso, a síntese teórica e prática desse objetivo assistencial. Ao longo de 18 meses, foram observadas reciclagens intraconscienciais de alunos e voluntários, evidente mudança no perfil de alunos do Curso Integrado de Projeciologia - CIP, demanda por atendimento a outras localidades e consecução de algumas das itinerâncias e um alto padrão de qualidade do amparo extrafísico percebido nas atividades. Esses fatos evidenciam o êxito nos empreendimentos conscienciais grupais e, ao mesmo tempo, cobram novas ações de manutenção e aperfeiçoamento, pois o trabalho continua.