A França do século XIX, palco das revoluções populares em continuidade à Revolução Francesa, acolheu nos salões elegantes da sociedade as chamadas mesas girantes, protagonistas de um processo extrafísico, posteriormente estudado pelo pegagogo Allan Kardec. O método indutivo investigativo utilizado por Kardec apresentou critérios científicos e valores próprios no desenvolvimento das pesquisas experimentais sobre as comunicações multidimensionais. A acepção de paradigma espírita trouxe a respeitabilidade científica através das inovações para o conhecimento dos parafenômenos. A filosofia moral adotada posteriormente por Kardec integrando-se ao cristianismo primitivo, fragilizou as configurações paradigmáticas da teoria espírita. Em estudo interparadigmático, a emancipação da alma e os relatos parapsíquicos de Kardec podem ser correlacionados aos primórdios da especialidade da Conscienciologia, a Projeciologia descrita por Waldo Vieira em 1986, que estuda a capacidade lúcida de o ser humano projetar a consciência para fora do corpo físico, utilizando corpos sutis de manifestação.
Interparadigmas Inês Terezinha do Rêgo Ano 5 - N. 5: Precursores Interparadigmáticos (2017)
O trabalho traz o traçado crítico do desenvolvimento embrionário, da progressão e da mudança evolutiva dos autoparadigmas durante as principais fases da vida da autora, mostrando os limites das realidades, as mudanças em alguns aspectos até a sua atualização mais abrangente ao incorporar o paradigma consciencial. A autopesquisa retrospectiva trazendo os fatos mais importantes da vida da autora traçaram a evolução dos seus padrões mentais. A técnica do pilar da Conscienciologia com tabulação de ideias foi auxiliar em sintetizar as diferentes fases autopa ra digmáticas. O amadurecimento autoconsciencial em ações pró-ativas trouxe qualificações em parapsiquismo, reciclagens com por ta men tais e de pensenidade, além do desenvolvimento da assis ten cialidade. A Descrenciologia aliada à autocientificidade e flexibi li dade pessoal foram os principais promotores da expressiva mudança evolutiva em seus padrões conscienciais.
Interparadigmas Inês Terezinha do Rêgo Ano 3 - N. 3: I Colóquio Interparadigmas - Pesquisa da Autoconsciência (2015)
A labirintite é o distúrbio somático geralmente atribuído a sintomas de tonturas e vertigens comumente relacionadas às alterações no organismo que afetem o labirinto. As causas diferenciais aqui tratadas como hipótese são manifestações agudas de desequilíbrio e restrição dos movimentos somáticos. O objetivo desse artigo é apresentar o processo de autocontrole somático aplicado às crises de labirintite utilizando técnicas energéticas profiláticas experimentadas e conhecidas como aliadas ao tratamento médico, para alcançar o reequi líbrio somático. Para a autora, a prática constante da autoexperimentação energética levou ao fortalecimento da vontade, à otimização e soltura das energias conscienciais, potencializou a autoconfiança e autonomia energética e alavancou a conexão multidimensional holossomática.
Saúde Consciencial Inês Terezinha do Rêgo Ano 3, N. 3, Setembro, 2014 (2014-09)