O objetivo do presente artigo é compartilhar os principais achados e autorreflexões pesquisísticas advindas do estudo teático da Liderologia Interassistencial iniciado no Colégio Invisível da Liderologia em 2014, em cooperação intelectual com demais pesquisadores, referente às bases da Liderologia Interassistencial. Tais achados representam verdades relativas de ponta sob a ótica dos autores, não devendo ser tidos como verdades inquestionáveis. As pesquisas realizadas em Liderologia têm por base o paradigma consciencial, a autoexperimentação na condição de líder, os atendimentos realizados em preceptoria liderológica, a observação comportamental e dos resultados de outras lideranças, o estudo bibliográfico de modelos históricos de liderança e de gestão nas mais diversas épocas, as parassincronicidades e o autoparapsiquismo cotidiano.
Este artigo tem por base as autovivências e as centenas de casos observados em cursos, debates e atendimentos para o desenvolvimento de lideranças por parte destes autores. Nesses contextos foi observado visão trafarista dos erros, das omissões, dos equívocos, dos deslizes e dos desacertos pessoais por parte dos líderes, ocasionando escondimentos, melindres, fechadismo, pseudo-harmonia grupal e iniciativas de manipulação ou controle (com intuito de encobrir os erros pessoais ou do grupo) e consequente interprisão grupal. O estudo dos erros amplia a autolucidez, o autodiscernimento e a capacidade de sobrepairamento pesquisístico. Com o tempo, proporciona a desdramatização do mesmo e a interassistência através do autexemplo. Conclui-se que, não ter receio de identificar, admitir, enfrentar e superar os erros, omissões, equívocos, deslizes e desacertos pessoais denota postura empreendedora evolutiva, maturidade consciencial e inteligência evolutiva.
Este artigo propõe a expansão dos estudos sobre a Liderologia tendo por base os pilares do Paradigma Consciencial, através de revisão bibliográfica das teorias de liderança e da experiência prática dos autores com relação à temática. O estudo da liderança pessoal sob o Paradigma Consciencial proporciona qualificação da autodireção e da tomada de decisão, maior auto e heterorrealismo, alinhamento com o propósito de valor evolutivo, cosmovisão, desenvolvimento do autoparapsiquismo lúcido, conexão com os amparadores extrafísicos, compreensão da reverberação intra e extrafísica do líder, evitação de interprisões grupocármicas, superação ou profilaxia das autovitimizações, aceleração das recomposições grupais, promoção da união pela liberdade e, por fim, a aceleração e conquista da autodesperticidade.
Revista Liderologia Renan Temp, Fabio Marques, Márcia Miari, Marcos André Freitas, João Paulo Pedote, Adelino Denk, Simone Zolet Vol. 1 - N.1 - 2022 (2022)