A autoexperimentação conscienciológica é o método científico caracterizado pelo registro e análise de dados obtidos em descoincidência veicular, a começar pela soltura
energossomática, e visando a autoevolução. A Tenepessologia é a especialidade conscienciológica voltada à pesquisa da técnica interassistencial da tarefa energética pessoal (tenepes). O presente artigo propõe formas de fazer autoexperimentação conscienciológica com a prática da tenepes, constituindo assim o método da autoexperimentação te nepessológica. São apresentadas 21 propostas de autoexperimentos tenepessológicos, distribuídas em 4 temas amplos de pesquisa: o amparador de tenepes, a sessão de tenepes, os assistidos e a sinalética energética-parapsíquica. A metodologia utilizada é a revisão de literatura e a reflexão conceitual a partir da experiência do autor enquanto tenepessista autoexperimentador. O resultado esperado do artigo é a qualificação das pesquisas em Tenepessologia mediante a apropriação desse método científico por parte dos tenepessistas.
O presente artigo tem o objetivo de propor denominação e fundamentação inicial do método científico conscienciológico: a autoexperimentação consciencial. A justificativa é a necessidade de responder à pergunta: por que a Conscienciologia é uma ciência? O método científico convencional que mais se aproxima da Conscienciologia é a autoexperimentação. A primeira parte traz considerações sobre método científico.
A segunda parte trata da diferenciação entre técnica de pesquisa e método científico.
Na terceira parte, são analisadas duas técnicas de pesquisa conscienciológica: o Autovivenciograma e a Objetivação. E, na quarta parte, são introduzidos 4 elementos funda mentais do método da autoexperimentação consciencial: o Princípio da Descrença enquanto elemento sustentador teático; o autoparapsiquismo laico enquanto premissa lógica; a descoincidência veicular enquanto técnica principal de pesquisa e a autoevolução enquanto princípio normativo.