Resumo: Este artigo estuda as formas de autoexpressão durante interlocuções cons cienciais, buscando analisar tipos de reações e comportamentos comunicativos manifestos durante conversação com divergência de ideias e opiniões. Descreve os modos mais comuns de reação, demonstrado pela autoexpressão do éthos consciencial, fator determinante para a definição do perfil de campo holopensênico interlocutório instalado, se mais pacífico ou se mais belicista, propondo o uso do éthos assistencial. Apresenta reflexão e exemplos essoais quanto às posturas internas e externas revela doras do tipo de aceitação dos fatos e ideias alheias, se aceitação autêntica ou se aceitação inautêntica, além de considerar as repercussões de tal escolha e o posicionamento perante o outro e a si mesmo.
Conscienciologia Aplicada Ana Seno Ano 20 – N.13 – 2020 (2020)
Este trabalho procura mostrar que as relações a dois, aos moldes da dupla evolutiva, fundamentadas em propósitos amplos e interassistenciais, têm, em geral, maiores chances de consolidação na vida humana, porque afetam de
forma sadia a vida multidimensional de grande número de conscins e consciexes. Esclarece-se que, quando a interassistencialidade é o foco principal das intenções, objetivos, atitudes e ações do casal, ocorre um enriquecimento da vida multidimensional assistencial de ambos, conectando-os com as respectivas paraprocedências e objetivos proexológicos.
Conscientia Ana Luiza Rezende, Otávio Araújo Vol 10 - N. 3 - 2006 (2006-07)